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Rota dos Cetáceos prepara internacionalização

Empresa de Pedro Mendes Gomes opera na Madeira há dez anos. Este ano, já transportou 16,6 mil turistas e prepara-se agora para investir no mercado espanhol, apurou o Económico Madeira.
6 Novembro 2017, 08h55

Em franco crescimento, a Rota dos Cetáceos, empresa dedicada ao transporte de turistas e à observação de golfinhos e baleias nos mares da Ilha da Madeira, quer avançar com um negócio similar em Espanha, no prazo de um a dois anos.

Pedro Mendes Gomes, empresário madeirense, prepara-se para dar corpo a um sonho de internacionalizar a empresa que transportou, entre Janeiro e Outubro últimos, 16,6 mil turistas, mais do 2,6 mil do que em 2016.

A Rota dos Cetáceos aumentou, no ano passado, a sua capacidade de transporte ao substituir as três embarcações em atividade, com capacidade para 36 lugares, por novos barcos com 52 lugares. À margem deste investimento, a empresa de Pedro Mendes Gomes adquiriu também um iate de luxo direcionado para os clientes de gama média alta.

“No total, investimos em 2016 meio milhão de euros. O iate abriu-nos perspetivas noutro segmento turístico, o dos clientes de gama média/alta, e está a correr bem”, avançou, ao Económico Madeira, Pedro Mendes Gomes.

Se as pequenas embarcações se direcionam para as atividades de observação de cetáceos, já o iate proporciona viagens de luxo ao Porto Santo, Desertas e sul da ilha da Madeira.

Preservação ambiental é prioridade
De seis funcionários, em  2007, a Rota dos Cetáceos passou a empregar 14 pessoas. Entre elas, três biólogas marinhas que acompanham turistas e residentes nas viagens de observação aos golfinhos e baleias nos mares da Madeira.

A ideia, explica o CEO da empresa, é sensibilizar os clientes, disciplinar a interação com estas espécies, mas a Rota dos Cetáceos colabora também com o Museu da Baleia e o Observatório Oceânico no estudo do comportamento de baleias e golfinhos.

“Nós temos a preocupação de preservar o habitat destas espécies e apostamos em biólogas para que possam falar, com conhecimento de causa, dos animais e seus comportamentos e em simultâneo sensibilizar os clientes para a importância de proteger e não perturbar os animais”, explica Pedro Mendes Gomes.

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