[weglot_switcher]

Setor público faz disparar endividamento das empresas

No setor privado, o endividamento das empresas manteve-se inalterado e o dos particulares registou uma subida de 0,1 mil milhões de euros.
24 Abril 2017, 14h06

Em fevereiro de 2017, o endividamento do setor não financeiro (empresas) situava-se em 717,4 mil milhões de euros, dos quais 311,5 mil milhões respeitavam ao setor público e 405,9 mil milhões ao setor privado, avança o Banco de Portugal no seu Boletim Estatístico. Nesse boletim e no BPstat, o regulador apresenta as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a fevereiro de 2017.

Na comparação com o mês anterior (janeiro de 2017), o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,4 mil milhões de euros, dos quais 1,3 mil milhões no setor público.

No que se refere a dívida apenas à banca, as empresas (sector não financeiro) deviam aos bancos 319,5 mil milhões de euros, mais 1,96 mil milhões do que no mês anterior.

O financiamento concedido por todos os setores residentes (incluindo o setor financeiro, mas não só, inclui empresas, particular e administração pública) ao setor público não financeiro aumentou e diminuiu o financiamento externo, acrescenta o documento.

No setor privado, o endividamento das empresas manteve-se inalterado e o dos particulares registou uma subida de 0,1 mil milhões de euros. O financiamento do setor financeiro residente ao setor privado aumentou, mas, no caso das empresas, esse aumento foi totalmente compensado pela redução do financiamento externo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.