A Siemens e a ISA decidiram formalizar uma parceria para reforçar a segurança industrial, uma aliança que pretende responder às mudanças no panorama internacional de segurança.
Segundo os responsáveis da Siemens, esta parceria junta a experiência com vista à informática aplicada à produção, além de fortalecer o conhecimento de normas globais.
“A Siemens e a International Society of Automation (ISA) formaram uma parceria global para promover a consciencialização da necessidade de segurança industrial e de normas globais. As ameaças aos equipamentos de automação estão sempre a mudar e isso obriga a uma mudança constante da proteção das unidades de produção – desafio ao qual esta parceria visa dar resposta”, sublinha um comunicado da Siemens.
De acordo com os princípios estabelecidos por esta parceria, as duas empresas irão partilhar os seus conhecimentos especializados de proteção do ambiente de automação, baseada na norma IEC 62443, e de medidas de segurança adequadas sob a forma de eventos, ‘webinars’ e outros materiais didáticos.
“Juntos, a ISA e a Siemens pretendem promover a consciencialização e partilhar as melhores práticas de segurança industrial com operadores e proprietários de equipamentos industriais”, sublinha o referido comunicado.
“Os nossos clientes devem ser capazes de gerir adequadamente o risco cibernético, decorrente das vulnerabilidades da tecnologia informática e da cada vez maior conetividade do nosso panorama digital”, diz Henning Rudolf, Diretor Global da Siemens Plant Security Services.
Os ‘Siemens Plant Security Services’ disponibilizam os seus serviços, tanto a clientes Siemens como a clientes com equipamentos de terceiros.
Além disso, a empresa mantém vários “Centros de Operação de Segurança Cibernética” (CSOC) para a Siemens SA proteger instalações industriais.
Estes centros estão localizados em Lisboa, Munique e Milford (Ohio), nos EUA.
“Os especialistas de segurança industrial da Siemens, destacados nestes centros, monitorizam instalações industriais em todo o mundo quanto a ameaças cibernéticas, alertam as empresas em caso de incidentes de segurança e coordenam contramedidas proativas. Estas medidas de proteção também fazem parte da vasta gama de serviços dos Plant Security Services da Siemens”, conclui o comunicado da multinacional alemã.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com