[weglot_switcher]

Sonae faz joint-venture com gigante britânica JD Sports para a península ibérica

Através da Sport Zone, o grupo português vai ficar com 30% numa parceria que será a segunda maior retalhista de desporto na ibéria, com 96 lojas em Portugal e 191 em Espanha.
Foto cedida
9 Março 2017, 07h43

A Sonae assinou um acordo com a JD Sports Fashion Plc (JD Group), retalhista líder no Reino Unido em marcas de desporto, moda e outdoor, que prevê a combinação dos negócios na Península Ibérica da JD Group e da JD Sprinter com a Sport Zone, anunciou a empresa portuguesa.

“Este Memorando de Entendimento (MoU) estabelece os parâmetros principais para a criação de um grupo Ibérico de desporto que terá como acionistas a JD Group, a Sonae e a família acionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%, respetivamente,” acrescentou.

A empresa liderada por Paulo Azevedo adiantou que “com um volume de negócios agregado superior a 450 milhões de euros (estimado para 2016) e uma rede de 287 lojas (191 das quais em Espanha e 96 em Portugal), o grupo a criar tornar-se-á no segundo maior retalhista de desporto na Península Ibérica e possuirá escala e recursos para continuar o atual percurso de crescimento da JD Group, da Sport Zone e da JD Sprinter”.

Explicou ainda que espera-se que o novo grupo venha a gerar, progressivamente, economias de escala “que permitam alcançar níveis atrativos de rentabilidade e irá beneficiar do crescimento e competências dos seus acionistas em cada um dos mercados, assim como do seu know how no setor de desporto”.

“Esta operação enquadra-se nos pilares estratégicos da Sonae, nomeadamente reforçar e alavancar os ativos e competências chave, potenciar a expansão internacional e  diversificar modelos de negócio e estilos de investimento”, concluiu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.