Na inauguração do Sistema Costa Segura na Ponta do Pargo a secretária regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Susana Prada destacou a importância deste instrumento na vigilância das águas da Região.
Susana Prada sublinhou que o sistema que é composto por 4 radares permite “cobrir a totalidade de Região Autónoma da Madeira” e é uma ferramenta que traz “uma grande mais-valia para o reforço da fiscalização das eventuais atividades ilegais praticadas dentro das áreas protegidas da região”.
Na inauguração do Sistema Costura Segura na Ponta do Pargo também esteve presente Marcos Perestrello, secretário de estado da Defesa Nacional.
O capitão do Porto do Funchal Paulo Ribeiro, já tinha admitido no final de agosto em declarações ao Económico Madeira que o Sistema Costa Segura pode chegar ao Porto Santo e à Ponta de São Lourenço até ao final do ano. De recordar que este instrumento já se encontra em locais como as Selvagens e o Funchal.
O Sistema Costa Segura permite através de um sistema integrado de sensores fazer o reconhecimento das zonas costeiras e litorais promovendo a segurança da navegação, bem como suportar acções de busca e salvamento e combater a poluição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com