[weglot_switcher]

Vacina portuguesa contra Covid-19 poderá estar pronta em 2022, mas vai precisar de 20 milhões de apoio público

Sediada em Cantanhede, a Immunethep pretende arrancar com os ensaios clínicos ainda este ano para que mais tarde possa pedir uma autorização provisória de emergência de entrada no mercado. No entanto, para que estes prazos sejam cumpridos será necessário um apoio do Estado, explica Bruno Santos à JE TV “Fast Talk”.
1 Março 2021, 12h30

Portugal poderá registar a primeira vacina contra a Covid-19 em 2022. O fármaco está a ser desenvolvido pela Immunethep, uma empresa sediada em Cantanhede, que pretende arrancar com os ensaios clínicos ainda este ano.

No entanto, para que os prazos sejam cumpridos e o processo se torne mais célere, a empresa de biotecnologia alerta que será necessário um investimento por parte do Estado na ordem dos 20 milhões de euros para arrancar com a fase 1 e 2 e pedir a aprovação provisória de entrada no mercado.

“Numa situação de pandemia é difícil ter o dinheiro necessário no período necessário para que as coisas aconteçam mais depressa”, explica Bruno Santos.

Em entrevista à JE TV, o CEO e fundador da Immunethep explica que impactos uma nova vacina poderá ter no setor da biotecnologia em Portugal e de que maneira esta se diferenciará daquelas que já estão no mercado no combate à pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.