Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, não excluiu uma possível reintegração de Alexandra Reis no conselho de administração da companhia aérea, caso seja essa uma das recomendações da Inspeção-Geral das Finanças (IGF). No entanto, a responsável máxima da TAP, destacou que é preciso esperar pelo relatório final.
“Os especialistas precisam de chegar a uma conclusão e a conclusão pertence à IGF e vamos esperar pelo relatório final que ainda não estará pronto. O que já dissemos é que vamos acatar as recomendações que forem tomadas”, realçou Christine Ourmières-Widener aos jornalistas na Bolsa de Turismo de Lisboa, que está a decorrer na FIL em Lisboa.
Questionada sobre se foi responsável direta pela demissão de Alexandra Reis, a CEO da TAP remeteu a resposta para a comissão de inquérito formada para o efeito. Christine Ourmières-Widener esclareceu ainda que, relativamente aos pedidos de demissão, “todos temos uma missão e cabe-me fazer o trabalho para o qual fui contratada. A TAP é uma grande companhia: estamos a abrir novas rotas e novos produtos”.
Alexandra Reis, ex-secretária de Estado do Tesouro e e antiga administradora da TAP, poderá ser obrigada a devolver 443,5 mil euros dos 500 mil euros de indemnização que recebeu aquando da saída da companhia aérea, avança esta semana o “Correio da Manhã”.
De acordo com o diário, a Inspeção-Geral de Finanças terá feito constar no relatório preliminar solicitado pelo Ministério das Finanças e das Infraestruturas que esta entidade imputa as responsabilidades do pagamento da rescisão a Christine Ourmières-Widener e a Manuel Beja, os dois administradores que assinaram o acordo de rescisão.
Apesar da conclusão deste relatório, a IGF não determina especificamente quem terá que devolver à TAP os 443.500 euros, um valor que corresponde a praticamente 90% da indemnização total atribuída pela companhia aérea a Alexandra Reis. Desta o CM que caso a ex-governante não queira devolver a quantia, a resolução deste caso poderá seguir para tribunal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com