A HG Portugal inicia a sua operação no território nacional com um portefólio de 18 hotéis distribuídos pelo Algarve, Lisboa, Porto e várias outras regiões em Portugal. O portefólio – que resultou da compra de uma parte de um fundo da ECS, sociedade fundada pelo ex-governador do Banco de Portugal António de Sousa – inclui hotéis que operam com as marcas dos grupos Hilton e IHG, bem como vários hotéis independentes, como o Cascade Wellness Resort, e os hóteis do Grupo NAU Hotels & Resorts, como o NAU Salgados Palace e o NAU Sao Rafael Atlantico.
Os ativos sob gestão incluem hotéis boutique lifestyle, hotéis urbanos de serviço completo, resorts de luxo à beira-mar e grandes instalações de convenções, os quais individualmente beneficiam das principais competências do portefólio global da Highgate.
Com o foco de desenvolver uma estrutura operacional de excelência em Portugal, a Highgate nomeou Alexandre Solleiro como CEO da HG Portugal. Solleiro “traz mais de 30 anos de experiência em liderança hoteleira em Portugal e é acompanhado por uma equipa de gestão com competência reconhecida em todas as áreas”, refere a estrutura empresarial em comunicado.
Um dos focos da administração será conjugar a gestão HG Portugal com as plataformas e recursos da Highgate na Europa, Estados Unidos, Caraíbas e América Latina para potenciar o portefólio.
“A Highgate traz para Portugal a sua experiência internacional como proprietária/operadora em mercados de destinos de lazer, bem como em hotéis de marcas reconhecidas, lifestyle e no centro da cidade. A Highgate também acrescenta o seu caracter aos hotéis por si geridos, nomeadamente através de uma plataforma concebida para otimizar eficiências operacionais, a distribuição e o desenvolvimento de conceitos hoteleiros”, explica o comunicado.
“Esta aquisição representa uma excelente oportunidade para adicionar à plataforma da Highgate ativos bem localizados e em simultâneo alcançar uma escala imediata, numa região que está a experienciar um crescimento secular excecionalmente forte”, afirma, citado pelo comunicado, Nicholas Mellis, vice-presidente de Aquisições e Desenvolvimento da Highgate. “Estamos ansiosos para implementar as capacidades e conhecimentos adquiridos na gestão de cerca de 500 hotéis Highgate para lançar uma plataforma de operação dedicada em Portugal e continuar a expandir pela Europa”.
O lançamento da HG Portugal acontece depois de duas adições ao portefólio da empresa no mercado do Reino Unido, anunciado em outubro de 2021: o Dorsett City London Hotel e o Grosvenor House Suites no distrito de Mayfair em Londres. A partir de 1 de março de 2023, a Highgate também começará a operar o Dorsett City London Hotel sob um conceito renovado, como parte de um vasto posicionamento.
“O lançamento da HG Portugal complementa a recente reentrada da Highgate na gestão, no mercado do Reino Unido, alargando ainda mais a comprovada implementação do nosso negócio na direção de oportunidades estratégicas globais”, afirma Arash Azarbargin, citado pelo mesmo documento, CEO da Highgate. “Vamos aplicar a nossa abordagem inovadora, aprimorada nos últimos 30 anos, às operações, à distribuição, aos alimentos e bebidas, às marcas e ao posicionamento, num momento notável para Portugal em que cada vez mais viajantes estão a descobrir a sua magnificência como um destino de eleição.”
A Highgate tem mais de 20 mil milhões de dólares de ativos sob gestão e um histórico de 30 anos como gestora de investimentos, parceira operacional e desenvolvedora para REITs, empresas de private equity, fundos soberanos, indivíduos de alto património líquido e outros investidores institucionais. Com um foco particular em imobiliário hoteleiro, o portefólio da Highgate inclui mais de 500 hotéis detidos e/ou sob gestão, compreendendo com mais de 80 mil quartos nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Caraíbas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com