[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa avança com Galp em destaque após anúncio de plano de desenvolvimento em Moçambique

O PSI 20 soma 0,32%, para 5.617,89 pontos, em linha com as principais praças europeias.
Benoit Tessier / Reuters
9 Julho 2018, 09h49

A bolsa nacional negoceia em terreno positivo esta segunda-feira, com destaque para a Galp Energia. O principal índice bolsista nacional, PSI 20, soma 0,32%, para 5.617,89 pontos, em linha com as principais praças europeias.

Em Lisboa, a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva destaca-se na bolsa depois de ter dado mais um passo para produzir gás em Moçambique.  A Galp Energia soma 0,65%, para 17,02 euros.

Esta segunda-feira, o consórcio de que a Galp faz parte na Área 4 no offshore de Moçambique submeteu ao governo moçambicano o plano de desenvolvimento para a primeira fase do projeto Rovuma LNG, que irá produzir, liquefazer e vender gás natural proveniente dos relevantes campos de Mamba.

O BCP é outro dos destaques do PSI20. A cotada impulsiona o índice ao avançar 1,24%, para 0,26 euros.

Os títulos da Pharol (1,67%), Sonae SGPS (0,88%) e Altri (0,58%) também contribuem para os ganhos da praça lisboeta.

“Temos um ambiente positivo neste arranque de semana”, considera o MTrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

O analista de mercado diz que a com a “Coreia do Norte a ser tema depois da visita de Pompeo não ter corrido como se esperava para os EUA”, a valorização do ouro pode justificar-se.

Entre as principais praças europeias, o alemão DAX soma 0,35%, o britânico FTSE 100 avança 0,25%, o francês CAC 40 cresce 0,66%, o holandês AEX sobe 0,86%, o espanhol IBEX 35 valoriza 0,49% e o italiano FTSE MIB ganha 0,47%.

No mercado petrolífero, o Brent soma 0,58% para os 77,56 dólares por barril. Já o crude WTI cai 0,28% para os 73,59 dólares.

No mercado cambial, o euro ganha 0,29% para 1,17 dólares.

[Dados das 9h15]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.