A Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e a Reserva Federal dos EUA (Fed) estão a ponderar a criação de um fundo que vai permitir que os reguladores protejam mais depósitos caso mais bancos entrem em falência depois do colapso do Silicon Valley Bank.
Os reguladores discutiram um novo veículo especial nas conversas que tiveram com executivos de instituições financeiras, de acordo com a “Bloomberg”, citando fontes próximas. A expectativa é que a criação de um veículo proteja os depositantes e ajude a conter o pânico, acrescentaram.
Contactada pela agência de notícias, fonte oficial da Fed não quis comentar. Já da parte da FDIC não foi possível obter uma resposta às questões colocadas.
O Silicon Valley Bank tornou-se no maior banco norte-americano a falir em mais de uma década, depois de uma tentativa, sem sucesso, de avançar com um aumento de capital e uma saída de depósitos por parte de empresas tecnológicas.
A “Reuters” avança este domingo que alguns executivos e investidores do sector financeiro estão a alertar para a necessidade de os reguladores encontrarem um comprador para o Silicon Valley Bank durante o fim de semana, temendo que haja um “efeito dominó” noutros bancos regionais norte-americanos.
Também no Reino Unido, o governo está a tomar medidas para proteger os clientes britânicos do banco. O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, está a trabalhar com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, e o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, para “evitar ou minimizar o impacto” da falência do Silicon Valley Bank no negócio britânico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com