A Greenvolt Next, do Grupo Greenvolt, instalou uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) na Unidade de Produção Industrial da Essilor Portugal em Rio de Mouro, Sintra.
Em comunicado a empresa informa que “o projeto consistiu na instalação de mais de 1.000 painéis solares com uma potência total de 557 kWp (quilo-watts pico)”, sendo “a produção de 806 MWh (megawatts por hora) anuais responderá às necessidades energéticas da unidade de produção, permitindo, ao mesmo tempo, uma redução expressiva nas emissões de CO2 da Essilor Portugal”.
Os mais de 1.000 painéis solares fotovoltaicos, além de permitirem uma redução na fatura energética, vão reforçar os esforços da filial da empresa franco-italiana de lentes oftálmicas no sentido da redução da sua pegada carbónica, garante a empresa.
A empresa especializada no desenvolvimento e conceção de projetos de energia através de fontes renováveis do Grupo Greenvolt irá aplicar, ao todo, 1.022 módulos nas instalações da Essilor Portugal, localizada em Rio de Mouro, no concelho de Sintra. Estes painéis solares fotovoltaicos terão uma capacidade de 557 kWp, sendo capazes de alcançar uma produção de energia de 806 MWh ao ano.
Com estes painéis solares, além da valorização das instalações desta multinacional em Portugal, “será possível reduzir de forma expressiva o consumo energético da rede. Esta UPAC irá suprir uma percentagem substancial das necessidades da unida produtiva, racionalizando custos e reduzindo o impacto ambiental desta unidade”, avança a Greenvolt.
“Desenhámos um projeto ajustado às necessidades da Essilor Portugal, procurando dar resposta tanto à questão da redução da fatura energética como às preocupações ambientais que, desde a primeira hora, estiveram presentes”, dizPedro Lavareda de Carvalho, managing partner da Greenvolt Next Portugal, no comunicado.
“É com profunda satisfação que vemos mais uma empresa multinacional de referência dar este passo, e sobretudo por ver na Greenvolt Next o parceiro ideal para o fazer”, acrescenta.
Gustavo Pereira da Essilor Portugal, salienta que esta aposta ajudará a reduzir a emissão de CO2 até cerca de 439 toneladas por ano.
“Temos uma visão clara do que queremos para o futuro. Além de continuarmos a trabalhar afincadamente para fornecer aos nossos clientes, em Portugal e na Europa, as melhores lentes oftálmicas do mercado, queremos que os nossos produtos e serviços tenham um impacto o mais reduzido possível no meio ambiente”, diz.
A Essilor Portugal pertence ao Grupo EssilorLuxottica, que resultou em 2018 da fusão da empresa francesa Essilor com o grupo italiano Luxottica. Com mais de 400 colaboradores em Portugal, a Essilor Portugal produz e distribui lentes oftálmicas, sendo líder de mercado com marcas de reconhecido valor como Varilux, Crizal, Transitions e Eyezen, exportando grande parte da produção para outros mercados europeus.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com