Algumas previsões indicam que as tecnologias de comunicação global serão responsáveis por mais emissões de carbono em 2025 do que qualquer país, à exceção da China, Índia e Estados Unidos. Portanto, se a internet fosse um país seria o 4º maior poluidor.
A sustentabilidade digital também é descarbonização
Foi tendo em conta esta preocupação que a Helexia, lançou o seu novo site comprometido com aquela que é a sua missão – ajudar as empresas a percorrer o caminho da descarbonização.
Usando o novo conceito de Sustainable Web Design, o site foi concebido de forma a consumir o menos energia possível, medindo os consumos na sua navegação e, no final de cada ano, a Helexia compromete-se a compensar o CO2 emitido na sua utilização. Também o alojamento do site é assegurado num datacenter que utiliza energia verde.
Com este novo passo dado, a Helexia teve também o propósito de sensibilizar todos os utilizadores das comunicações globais de que este é um problema real, que pode ser minimizado, se tivermos cuidado no desenvolvimento e implementação de ferramentas digitais.
A Helexia trabalha para reduzir as emissões de CO2 através de projetos descentralizados de produção de energia limpa, eficiência energética e agora também através do seu website. Comparando com o site atual com o anterior:
· O antigo site da Helexia produzia num ano, com 100.000 pageviews mensais, 2,8 ton/CO2. Equivalia ao que 130 árvores absorvem num ano.
· O atual site da Helexia a previsão num ano, com 100.000 pageviews mensais, 901 kg/CO2. Equivale ao que 50 árvores absorvem num ano.
Temos, portanto, uma redução 32% de emissões de CO2.
Fazer a transição energética, todos os setores contam.
A Helexia ajudou as empresas suas clientes a descarbonizar com 46 projetos de Autoconsumo Solar. Esta transição energética corresponde a 24,56 MWp de potência instalada, que gerou 61 GWh de energia limpa e poupanças nos clientes superiores a 2M€.
Complementando o fator financeiro, o CO2 evitado foi de 28 471 ton. Para que se perceba o impacto, isto seria o mesmo que plantar 730 000 árvores.
Atualmente a Helexia tem em construção 44,8 MWp em vários setores: como o do retalho, cerâmica e vidro, alimentar e bebidas, metalomecânica, turismo, indústria. Recentemente, a Helexia entrou nos setores da saúde, da agroindustria, entre outros tendo conquistado como novos clientes a Corticeira Amorim, a Super Bock, a Revigrés, a Fusion Fuel, a Alliance Healthcare, a Continental, entre outros.
Para além do Autoconsumo Solar, a Helexia continua a crescer na mobilidade elétrica, eficiência energética e lançou uma nova área de negócio – Energy as a Service.
Esta informação pode ser consultada em www.helexia.pt, um site descarbonizado.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Helexia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com