[weglot_switcher]

“País fica mais pobre”. Ministério da Ciência e Ensino Superior presta homenagem a Rui Nabeiro

Considera o Ministério liderado por Elvira Fortunato que o país “fica hoje mais pobre ao perder uma referência do empreendedorismo nacional, que acreditava que a formação, a investigação cientifica e a inovação deviam ser a base do conhecimento aplicado ao setor empresarial e industrial do país”.  
19 Março 2023, 15h01

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, liderado pela ministra Elvira Fortunato, lamentou este domingo o falecimento de Rui Nabeiro, empresário e fundador da Delta Cafés, considerando que “o país fica mais pobre”.

“O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamenta profundamente o desaparecimento do Comendador Rui Nabeiro”, começa por referir esta entidade.

“Presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, em 1961, Rui Nabeiro destacou-se como um empresário cuja visão era assente em dinâmicas e práticas inovadoras e na promoção da formação superior e profissional, princípios que aplicou em todos os domínios do seu trabalho e legado que deixou”, refere o Ministério liderado por Elvira Fortunato.

Explica a entidade que “na área da formação, deixa o Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, criado para desenvolver a formação contínua dos seus quadros e renovação e inovação das competências técnicas dos trabalhadores da empresa, tendo por base a ideia de que a valorização dos recursos humanos é o que está na base da capacidade competitiva do tecido empresarial”.

“Caracterizado como um homem empreendedor e de ética irrepreensível, Rui Nabeiro deixa ainda o Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e o Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, cujos métodos de ensino se baseiam na inovação tecnológica e pedagógica, na promoção da criatividade e no espírito empreendedor”, pode ler-se em comunicado.

Considera o Ministério que o país “fica hoje mais pobre ao perder uma referência do empreendedorismo nacional, que acreditava que a formação, a investigação cientifica e a inovação deviam ser a base do conhecimento aplicado ao setor empresarial e industrial do país”.

O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, morreu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés”, pode ler-se num comunicado enviado pelo grupo.

O Comendador Rui Nabeiro “encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios”, acrescentou a mesma fonte, referindo que “a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.