[weglot_switcher]

DBRS alerta que incerteza na banca deve fazer aumentar volatilidade

A agência de notação refere que apesar do nível de volatilidade aumentar, face ao colapso do Silicon Valley Bank e a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, em termos globais esse nível está baixo, quando comparado com 2020 e 2021.
26 Março 2023, 11h13

A incerteza que se faz sentir no sector da banca pode provocar um aumento dos níveis de volatilidade, alerta a agência de notação financeira DBRS, na atualização do seu ‘outlook’ para os mercados de capitais europeus, depois de se ter verificado o colapso do Silicon Valley Financial Group e do Signature Bank e da aquisição do Credit Suisse pelo UBS.

Contudo a DBRS considera que o aumento da volatilidade pode gerar uma maior atividade por parte dos clientes, em particular na área do trading, beneficiando as vendas e as receitas vindas do trading por parte das firmas europeias.

“Os eventos mais recentes verificados nos Estados Unidos aumentaram ligeiramente os níveis de volatilidade embora estes se mantenham baixos, do que os observados em 2020 e 2021. O ambiente operacional das firmas europeias mantém-se extremamente volátil , disse a vice-presidente para as instituições financeiras da DBRS, Maria Rivas.

A DBRS sublinha que a recuperação observada em janeiro e fevereiro, na subscrição de dívida pode abrandar.

A agência de notação diz também que as atividades de fusões e aquisições podem arrefecer, bem como as receitas para as firmas europeias.

Face a isto a DBRS diz que não espera uma “mudança fundamental” no seu outlook para as receitas vindas dos mercados europeus de capitais para as firmas europeias.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.