[weglot_switcher]

‘Johanna’ Walker. Dona da Guinness e Johnnie Walker escolhe mulher para cargo de CEO

“Não tenho dúvidas que a Diageo está nas mãos certas para a próxima fase de crescimento”, apontou o chairman da Diageo em comunicado sobre a nomeação de Debra Crew para o cargo de CEO.
28 Março 2023, 13h59

Uma das maiores empresas de bebidas alcoólicas nomeou a sua primeira CEO do sexo feminino. A dona da Guinness e do Johnnie Walker, Diageo, nomeou Debra Crew como diretora executiva da empresa.

Desta forma, Crew sucede Ivan Menezes no cargo. Menezes abandona a Diageo ao fim de dez anos a atuar como CEO.

De acordo com a “CNN”, que cita comunicado da empresa, Debra Crew vai assumir funções no próximo dia 1 de julho, e que a sua subida à diretoria significa que, agora, o conselho de administração será composto maioritariamente por mulheres.

Em comunicado, o chairman Javier Ferrán apontou que a empresa está “satisfeita por ter nomeado uma líder do calibre da Debra para o cargo” de CEO. “Não tenho dúvidas que a Diageo está nas mãos certas para a próxima fase de crescimento”.

A nova CEO chegou à empresa londrina em 2020, proveniente da Pepsi Co. Antes da Pepsi, Crew foi a CEO da tabagista Reynolds American e trabalhou também para a Kraft Foods, Nestle e Mars.

Apesar do lugar de destaque, o chairman destaca que a liderança de Ivan Menezes transformou a empresa. Nos dez anos de liderança, Menezes conseguiu duplicar o valor das ações da empresa.

“O Ivan transformou a presença global, portefólio de marcas e o foco estratégico da Diageo, posicionando o nosso negócio enquanto líder em bebidas premium”. 

A Diageo é a quarta maior empresa de bebidas alcoólicas mundial em termos de valor de mercado. Assim, a empresa londrina fica atrás da AB InBev (Budweiser, Corona, Stella Artois) e as chinesas Wuliangye Yibin e Kweichow Moutai.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.