A EDP estabeleceu um acordo com o fabricante de painéis solares fotovoltaicos norte-americana First Solar que garante 1,8GWdc de painéis solares modernos de película fina ultra-low carbon, uma tecnologia com “uma pegada carbónica significativamente menor” para os projetos da energética nos Estados Unidos, anunciou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira.
O contrato foi feito através da EDP Renováveis e estabelece 2028 como prazo de entrega.
A nota enviada à CMVM indica que, “com este acordo, a EDP aumenta o peso do conteúdo local em futuros projetos de energia solar PV nos EUA e reforça a diversificação da sua estratégia de aquisição tanto em termos de cadeia de abastecimento como em termos de tecnologia”.
O projeto em questão deverá adicionar 4,8GWac de capacidade solar fotovoltaica na América do Norte no período 2023-2026, o que incluiu projetos de solar centralizado e de solar distribuído.
Os painéis fotovoltaicos em questão “estabelecem padrões de indústria em termos de qualidade, durabilidade e desempenho ambiental”, uma tecnologia com “uma pegada carbónica significativamente menor, uma vez que os seus painéis têm a pegada de carbono e água mais baixa de qualquer módulo fotovoltaico atualmente disponível no mercado, não incluindo polissilício como componente”.
Em 2019, a EDP Renováveis garantiu uma participação de 50% numa carteira de projetos de 278 megawatts desenvolvidos pela norte-americana First Solar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com