[weglot_switcher]

Para onde vai o dinheiro dos impostos?

A maioria dos impostos é entregue para proteção social e saúde, enquanto a defesa, desporto, cultura e religião recebem a menor parte.
1 Abril 2023, 18h03

Uma das grandes preocupações dos portugueses é para onde vão os impostos pagos ao longo do ano. Ora, de forma a informar os contribuintes e em prol da transparência, o Ministério das Finanças adianta que, quando um contribuinte submete a declaração de IRS, tal como nos últimos anos, é disponibilizado um gráfico com o destino dos impostos.

A tutela das Finanças recolheu os dados entre 2019 e 2021 para mostrar aos portugueses para onde eram dirigidos os seus impostos. A maior parte dos impostos (24%) é entregue para proteção social, 21% para saúde, 13% para serviços gerais das Administrações Públicas e 12% para a educação.

O ministério de Fernando Medina adianta ainda que 11% dos impostos é dirigido a operações relacionadas com a dívida pública, 6% para assuntos económicos, 5% para a segurança e ordem pública, 4% para transportes, 3% para defesa e 1% para desporto, recreação, cultura e religião.

A distribuição é realizada pela Administração Central. Nesta distribuição “não é considerado no total da despesa a parte contributiva da Caixa Geral de Aposentações”. O Ministério adianta que “a função de proteção social inclui a despesa não contributiva da Segurança Social através do subsistema de solidariedade, proteção familiar e ação social.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.