Há um novo programa de aceleração ligado à sustentabilidade, o “Clean Future”. A iniciativa do Hub Criativo do Beato Living Lab, destinada a soluções de base tecnológica amiga do ambiente (cleantech), está a receber candidaturas até ao próximo dia 23 de abril e tem 20 mil euros para atribuir em prémios.
O objetivo final é melhorar a sustentabilidade das cidades e fomentar a sensibilização do ecossistema nacional para o tema. Para tal, este programa conta com o apoio da Deloitte enquanto knowledge partner (parceiro de conhecimento) e dos CTT, enquanto strategic partner (parceiro estratégico).
“A inovação tecnológica é um fator essencial para o desenvolvimento sustentável. O programa de aceleração Clean Future, no âmbito do Hub Criativo do Beato Living Lab, vem procurar projetos e soluções sustentáveis que têm como missão fazer face aos desafios ambientais atuais. A Unicorn Factory Lisboa com a Startup Lisboa irão ajudar as startups selecionadas para o Programa a desenvolver e escalar os seus modelos de negócio.”, comentou o diretor executivo da Startup Lisboa e da Fábrica dos Unicórnios, Gil Azevedo, em comunicado.
O Clean Future irá focar-se em três categorias: construção, mobilidade e retalho, para as quais haverá um parceiro de cada sector, nomeadamente Mota-Engil, EMEL e GS1 Portugal, respetivamente.
Os participantes no programa terão acesso a vários módulos de aprendizagem, ao longo de dez semanas, para acelerar o desenvolvimento dos seus projetos. No final, as startups terão a oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas a um painel de jurados e, depois, serão atribuídos cinco mil euros ao vencedor de cada categoria. Já o vencedor global recebe um valor adicional de cinco mil euros.
“Através da correta aplicação das tecnologias existentes podemos cortar até 96% das emissões de carbono das cidades; é prioridade premiar quem aposta em inovação com o foco na aceleração da transição para um futuro mais verde, digital e inclusivo”, afirmou Miguel Eiras Antunes, partner da Deloitte, na mesma nota enviada aos meios de comunicação social.
Para o CEO dos CTT, “esta parceria enquadra-se na estratégia dos CTT em duas relevantes componentes: a inovação e a sustentabilidade. “Por um lado, a participação neste programa vai ao encontro da visão da empresa de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de startups, seja através de parcerias estratégicas, como a que agora estabelecemos, seja através do nosso próprio programa de interação com o ecossistema. Esta iniciativa é ainda mais relevante por estar virada para a sustentabilidade, um dos pilares fundamentais dos CTT e uma das áreas onde mais temos apostado e inovado”, referiu João Bento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com