A Red Bull é uma das bebidas energéticas mais conhecidas e consumidas no mundo e isso levou a que Mark Mateschitz somasse uma fortuna de 34,7 mil milhões de dólares aos 30 anos de idade. Mas nem tudo é positivo para o jovem de 30 anos, uma vez que herdou 49% da gigante Red Bull após o seu pai, Dietrich Mateschitz, morrer em outubro do ano passado.
Pouco depois do cofundador da Red Bull morrer, Mateschitz demitiu-se do seu papel enquanto responsável pelas orgânicas da empresa para se encontrar no seu mais recente papel: acionista de uma empresa multimilionária.
Assim, Mark Mateschitz é o jovem mais rico na lista da Forbes de multimilionários abaixo dos 30 anos de idade. No entanto, não é o único.
A lista da Forbes é composta por 15 nomes, sendo que nove são recém-chegados depois de oito nomes terem saído, nos quais se incluem Henrique Dubugras e Pedro Franceschi, fundadores da Brex, e Stanley e Andy Fang, fundadores da DoorDash.
O grupo toma uma fortuna de 64 mil milhões de dólares, mais dez mil milhões do que no ano passado. A fortuna é constituída maioritariamente pelo valor agrupado pelo dono da Red Bull.
O multimilionário mais novo é Clemente Del Vecchio, com 18 anos. O italiano tem uma fortuna avaliada em 3,5 mil milhões de dólares, dinheiro amealhado após a morte de Leonardo Del Veccio, o seu pai, em junho de 2022.
Clemente é o herdeiro mais novo dos Del Vecchio e consta na lista ao lado do irmão Luca, de 21 anos, sendo que a fortuna é proveniente do império Luxottica, dona da Sunglass Hut, Ray-Bank e Oakley, no qual não se sabe se têm um papel. Clemente e Luca são filhos de Leonardo e Sabrina Grossi, que trabalhava na Luxottica.
Na lista há ainda outro Del Vecchio. Leonardo Maria, o primeiro filho de Leonardo Del Vecchio e Nicoletta Zampillo, também tem uma fortuna de 3,5 mil milhões de dólares. Quando morreu, Del Vecchio deixou 12,5% da sua fortuna para Zampillo, na qual constava ações da Essilor-Luxottica, e sabe-se que Leonardo Maria lidera a estratégia da maior empresa de óculos.
Existem ainda outros pares de irmãos na lista: Kim Jung-min, de 19 e 21 anos. As irmãs somam uma fortuna de 1,7 mil milhões de dólares (cada) depois de herdarem metade da empresa de jogos online Nexon. A Forbes adianta que não sabe se ambas têm um papel ativo na empresa, dada a tenra idade.
Alexandra e Katharina Andresen, de 26 e 27 anos, têm 42% da empresa de investimentos norueguesa Ferd, com uma fortuna de 1,5 mil milhões. Ao lado da irmã, Katharina é a sexta geração de donos da empresa que gere mais de quatro mil milhões de capitais de investimento.
Kevin David Lehmann herdou 50% da cadeia de supermercados alemã dm-drogerie aos 14 anos, numa fortuna de 2,3 mil milhões. Lehmann só se tornou multimilionário quando fez 18 anos, sendo que durante quatro anos permaneceu debaixo de um fundo. Lehmann e o seu pai não estão envolvidos na empresa com receitas de 14 mil milhões de dólares.
Aos 28 anos, Ryan Breslow é mais conhecido pela Bolt. O jovem que abandonou Stanford e fundou três startups em quatro anos tem uma fortuna de 1,1 mil milhões de dólares, estando sempre a pensar no e-commerce.
Ainda que não tenha um papel na empresa SalMar ASA, Gustav Magnar Witzoe, de 29 anos, é dono de metade da empresa de criação de salmão. Com uma fortuna de 2,7 mil milhões, Witzoe foca-se no que gosta: mercado imobiliário e investidor em startups de tecnologia.
Aos 30 anos, Michal Strnad vale dois mil milhões de dólares, sendo o líder da maior empresa de armamento da República Checa. A empresa checa é o maior fornecedor do exército ucraniano, que ajudou a duplicar as vendas para 620 milhões na primeira metade de 2022. Em 2018 tomou as rédeas da empresa.
Depois de criar os óculos de realidade virtual Oculus e de ter vendido a ideia ao Facebook por dois mil milhões em 2014, Palmer Luckey soma 1,7 mil milhões de dólares em fortuna. Depois desta venda, Luckey começou a investir em armamento através da startup Anduril, que quer construir drenos e produtos de segurança.
Fundou a Gymshark em 2012, com apenas 19 anos, e aos 30 é multimilionário. Ben Francis soma uma fortuna de 1,2 mil milhões de dólares através da sua marca, detendo 70% da Gymshark.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com