[weglot_switcher]

Dono da Red Bull é o multimilionário mais rico abaixo dos 30 anos. Quem faz parte da lista?

Três pares de irmãos constam na mais recente lista da Forbes de multimilionários abaixo dos 30 anos, ainda que nenhum deles tenha um papel ativo nas empresas das quais provêm as suas fortunas. Aos 30 anos, Mark Mateschitz é o jovem mais rico da lista, somando metade do valor que nela consta.
Mark Mateschitz
10 Abril 2023, 16h22

A Red Bull é uma das bebidas energéticas mais conhecidas e consumidas no mundo e isso levou a que Mark Mateschitz somasse uma fortuna de 34,7 mil milhões de dólares aos 30 anos de idade. Mas nem tudo é positivo para o jovem de 30 anos, uma vez que herdou 49% da gigante Red Bull após o seu pai, Dietrich Mateschitz, morrer em outubro do ano passado.

Pouco depois do cofundador da Red Bull morrer, Mateschitz demitiu-se do seu papel enquanto responsável pelas orgânicas da empresa para se encontrar no seu mais recente papel: acionista de uma empresa multimilionária.

Assim, Mark Mateschitz é o jovem mais rico na lista da Forbes de multimilionários abaixo dos 30 anos de idade. No entanto, não é o único.

A lista da Forbes é composta por 15 nomes, sendo que nove são recém-chegados depois de oito nomes terem saído, nos quais se incluem Henrique Dubugras e Pedro Franceschi, fundadores da Brex, e Stanley e Andy Fang, fundadores da DoorDash.

O grupo toma uma fortuna de 64 mil milhões de dólares, mais dez mil milhões do que no ano passado. A fortuna é constituída maioritariamente pelo valor agrupado pelo dono da Red Bull.

O multimilionário mais novo é Clemente Del Vecchio, com 18 anos. O italiano tem uma fortuna avaliada em 3,5 mil milhões de dólares, dinheiro amealhado após a morte de Leonardo Del Veccio, o seu pai, em junho de 2022.

Clemente é o herdeiro mais novo dos Del Vecchio e consta na lista ao lado do irmão Luca, de 21 anos, sendo que a fortuna é proveniente do império Luxottica, dona da Sunglass Hut, Ray-Bank e Oakley, no qual não se sabe se têm um papel. Clemente e Luca são filhos de Leonardo e Sabrina Grossi, que trabalhava na Luxottica.

Na lista há ainda outro Del Vecchio. Leonardo Maria, o primeiro filho de Leonardo Del Vecchio e Nicoletta Zampillo, também tem uma fortuna de 3,5 mil milhões de dólares. Quando morreu, Del Vecchio deixou 12,5% da sua fortuna para Zampillo, na qual constava ações da Essilor-Luxottica, e sabe-se que Leonardo Maria lidera a estratégia da maior empresa de óculos.

Existem ainda outros pares de irmãos na lista: Kim Jung-min, de 19 e 21 anos. As irmãs somam uma fortuna de 1,7 mil milhões de dólares (cada) depois de herdarem metade da empresa de jogos online Nexon. A Forbes adianta que não sabe se ambas têm um papel ativo na empresa, dada a tenra idade.

Alexandra e Katharina Andresen, de 26 e 27 anos, têm 42% da empresa de investimentos norueguesa Ferd, com uma fortuna de 1,5 mil milhões. Ao lado da irmã, Katharina é a sexta geração de donos da empresa que gere mais de quatro mil milhões de capitais de investimento.

Kevin David Lehmann herdou 50% da cadeia de supermercados alemã dm-drogerie aos 14 anos, numa fortuna de 2,3 mil milhões. Lehmann só se tornou multimilionário quando fez 18 anos, sendo que durante quatro anos permaneceu debaixo de um fundo. Lehmann e o seu pai não estão envolvidos na empresa com receitas de 14 mil milhões de dólares.

Aos 28 anos, Ryan Breslow é mais conhecido pela Bolt. O jovem que abandonou Stanford e fundou três startups em quatro anos tem uma fortuna de 1,1 mil milhões de dólares, estando sempre a pensar no e-commerce.

Ainda que não tenha um papel na empresa SalMar ASA, Gustav Magnar Witzoe, de 29 anos, é dono de metade da empresa de criação de salmão. Com uma fortuna de 2,7 mil milhões, Witzoe foca-se no que gosta: mercado imobiliário e investidor em startups de tecnologia.

Aos 30 anos, Michal Strnad vale dois mil milhões de dólares, sendo o líder da maior empresa de armamento da República Checa. A empresa checa é o maior fornecedor do exército ucraniano, que ajudou a duplicar as vendas para 620 milhões na primeira metade de 2022. Em 2018 tomou as rédeas da empresa.

Depois de criar os óculos de realidade virtual Oculus e de ter vendido a ideia ao Facebook por dois mil milhões em 2014, Palmer Luckey soma 1,7 mil milhões de dólares em fortuna. Depois desta venda, Luckey começou a investir em armamento através da startup Anduril, que quer construir drenos e produtos de segurança.

Fundou a Gymshark em 2012, com apenas 19 anos, e aos 30 é multimilionário. Ben Francis soma uma fortuna de 1,2 mil milhões de dólares através da sua marca, detendo 70% da Gymshark.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.