A Índia ultrapassou a China como o país mais populoso do mundo, contando agora com 1,426 mil milhões de pessoas, mais um milhão face ao seu rival. No final de 2022, Pequim ainda liderava, mas a ultrapassagem teve lugar este ano, segundo projeções da “World Population Review”, uma organização focada em censos e demografia. A taxa de natalidade indiana contribuiu para esta subida, que também contou com a ajuda da política chinesa de filho único que vigorou durante décadas.
Mas o que significa este marco para Nova Deli? Pode a sua economia beneficiar? Quais as aspirações do Governo de Narendra Modi?
A partir de Nova Deli, o professor Varun Sahni aborda o “dividendo demográfico” que a Índia pode retirar deste crescimento populacional. “Um quarto da população tem menos de 14 anos, 6,5% tem mais de 65 anos e quase 70% tem entre 15-65 anos. Uma grande parte da população em idade de trabalho no mundo vai ser indiana. Temos uma população muito jovem. Temos muitas pessoas bem qualificadas e treinadas. A Índia vai tornar-se num país de produção tecnológica e mais forte economicamente”, destaca o professor da Universidade Jawaharlal Nehru em Nova Deli que destaca que há desafios a vencer como a educação, com a taxa de literacia a ser de 77%.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com