O fundo soberano da Noruega apresentou um lucro de 83,3 mil milhões de dólares (cerca de 75,5 mil milhões de euros), no primeiro trimestre, um retorno de 5,9% face ao investimento realizado, avança a Reuters.
O investimento no mercado de ações foi dos motivos que justificou este desempenho do fundo soberano, tendo em conta que esta área apresentou um crescimento de 8%.
A descida das taxas de juro foi outro fator a contribuir para maiores ganhos do fundo soberano, representando um retorno de 3%, explica a Reuters.
Um dos responsáveis pelo fundo soberano da Noruega, Tronde Grande, citado pela agência noticiosa Reuters, explica que a valorização dos mercados de ações foi impulsionado por sectores como o do consumo e o tecnológico.
A Reuters refere que no final do primeiro trimestre 70% dos ativos do fundo soberano da Noruega, avaliado em 1,4 biliões de dólares, estavam colocados em ações, 27,3% vinha de rendas fixas, 2,4% no sector imobiliário, 0,1% em infraestruturas para energias renováveis.
O fundo soberano da Noruega registou um prejuízo de 164 mil milhões de dólares em 2022, justificando-se esta quebra por condições de mercado “fora do comum”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com