Os professores vão participar nos desfiles do 25 de Abril, que esta terça-feira enchem as ruas de várias cidades e vilas portuguesas, celebrando de uma só vez a revolução e a escola pública.
“Entre outras conquistas de Abril, a Escola Pública é uma das mais importantes, continuando, ainda hoje, a assegurar a democratização do ensino e da educação, levando-os de norte a sul do país, às regiões autónomas e junto de muitos emigrantes nacionais”, afirma a FENPROF em comunicado, salientando que seria suposto que 49 anos depois “já não fosse necessário lutar” quer pela Escola Pública quer pelos direitos dos seus profissionais. Não se verifica.
“A falta de investimento dos governos nesta conquista de Abril não dispensa essa luta”, afirma a federação. Por esta razão, tanto a FENPROF com os sindicatos de professores que a integram vão participar nos desfiles que se realizem no país, celebrando ainda uma terceira razão: r: os 40 anos que a FENPROF completa dia 30 de abril.
Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, estará em Coimbra e os secretários-gerais adjuntos da FENPROF, José Feliciano Costa e Francisco Gonçalves, em Lisboa e no Porto, respetivamente. Outros membros do Secretariado Nacional da FENPROF e das coordenações dos sindicatos estarão no Porto, Viseu, Covilhã, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com