[weglot_switcher]

Polónia firma compra de mísseis ao Reino Unido por 2,1 mil milhões de euros

A subsidiária britânica do grupo de armamento europeu MBDA vai fornecer à Polónia mísseis antiaéreos no valor de cerca de 2,1 mil milhões de euros, anunciaram hoje as autoridades de Varsóvia.
Imagens do local da explosão na Polónia (via Twitter)
28 Abril 2023, 21h14

A agência polaca de armamento (AT) especifica que “a MBDA UK fornecerá à Polónia 44 lançadores iLauncher e várias centenas de mísseis CAMM e equipamento associado”.

De acordo com um comunicado de imprensa da MBDA, o negócio constitui “o maior programa de aquisição de defesa aérea na Europa dentro da NATO”.

As entregas de equipamentos militares serão feitas entre 2025 e 2029, segundo a mesma fonte.

Os lançadores e mísseis alimentarão 22 baterias do programa de defesa aérea polaco Pilica+ com alcance até 25 quilómetros.

O ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak, destacou no Twitter que o acordo “fortalecerá a capacidade de defesa aérea da Polónia”.

Segundo um relatório da NATO, este país dedicou mais de 2,4% do seu PIB para a Defesa no ano passado, o que o coloca na terceira posição na Aliança Atlântica, logo atrás da Grécia (3,76% do PIB) e dos Estados Unidos (3,47% do PIB).

Este ano, os seus gastos militares deverão chegar aos 3% do PIB.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, adiantou em comunicado que o acordo é um “impulso significativo para a segurança euro-atlântica”.

“Já estão destacados [CAMM da MBDA] na Polónia com os militares britânicos para proteger o seu espaço aéreo após a invasão bárbara de [Presidente russo, Vladimir] Putin na Ucrânia no ano passado”, segundo o comunicado de Downing Street.

Após alguns anos de relativa estagnação, a Polónia assinou recentemente vários contratos militares relevantes, nomeadamente com os Estados Unidos e com a Coreia do Sul.

Os contratos celebrados com os americanos dizem respeito a 32 aviões de combate F-35, 366 tanques Abrams e sistemas antimísseis Patriot e os da Coreia do Sul a mil tanques K2, cerca de 700 obuses, 50 FA-50 e 288 K239 sistemas de lançadores de ‘rockets’.

Varsóvia também assinou um contrato com a Turquia para compra de drones Bayraktar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.