Dos Estados Unidos sairão novos dados do sector de serviços que nos vão indicar como está a economia a reagir às sucessivas subidas das taxas de juro por parte da Reserva Federal. O banco central norte-americano tem tentado combater níveis recorde de inflação e hoje saberemos pelo menos como é que essa estratégia tem influenciado o sector dos serviços.
Os dados de outubro mostravam que as empresas continuavam a encarar uma forte subida de preços, mesmo enquanto a indústria de serviços crescia ao ritmo mais lento dos últimos três anos, uma confirmação de que a inflação se estava a alastrar dos bens aos serviços.
Se esta tendência se adensar poderão ser mais evidentes as preocupações quanto à inflação – e os preços poderão continuar a subir apesar do esforço da Fed.
Ao longo da semana serão conhecidos dados do desemprego, um indicador muito aguardo para uma leitura mais completa deste cenário.
Deste lado do oceano, Eurostat e INE têm publicações agendadas e há reunião do Eurogrupo.
É mais uma semana que arranca, e como sempre pode acompanhar este e outros temas em constante atualização em jornaleconomico.pt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com