[weglot_switcher]

“País precisa de acordo entre as principais forças políticas”

João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, em entrevista defende um acordo entre as principais forças políticas “para ter um plano para o país”. Lamenta a crispação e admite que a instabilidade política pode retrair o investimento das empresas.
2 Junho 2023, 08h30

Na primeira grande entrevista em contexto de subida dos juros que ajudam à margem financeira dos bancos, o CEO do BPI fala das vantagens e dos riscos da nova era dos juros altos. Pelo caminho fala das medidas de apoio às famílias com crédito que o BPI admite adoptar.

Fala também do atual contexto político, lamenta a crispação, apela a um entendimento entre as principais forças políticas, “porque não somos um país de extremos”. Considera que “a maioria dos nossos governantes são bons e estão bem-intencionados”. Não deixou de destacar que “há bancos e bancos” e que “cerca de 23 mil milhões de euros foram canalizados essencialmente para bancos que desapareceram”. Sobre a venda do BFA confirma que o BPI “contratou uma entidade internacional para vender a participação no BFA”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.