[weglot_switcher]

“Já é gente a mais”. Imigrantes já representam metade da população de Vila Nova de Milfontes

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes defendeu à Renascença que o elevado número de imigrantes “vai provocar choques mais cedo ou mais tarde”.
A.Carrasco Ragel/EPA via Lusa
2 Junho 2023, 09h57

Em apenas um ano, a comunidade imigrante já é praticamente metade de toda a população residente em Vila Nova de Milfontes. “Já é gente a mais”, disse à “Renascença” o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Lampreia.

Vila Nova de Milfontes é uma freguesia do município de Odemira, com 75,88 km² de área e 5.660 habitantes (de acordo com o último Censos). Os migrantes chegam a Portugal atraídos por leis de imigração que permitem aos estrangeiros de todas as nacionalidades receberem estatuto legal e, também, cidadania através do emprego a tempo inteiro e do pagamento de impostos

“Se viessem numa quantidade que fosse fácil de gerir, em termos de integração, não haveria grande problema. Mas quando se passa de uma quota superior a 50% da população, isso vai ser difícil. Vai provocar choques, mais cedo ou mais tarde. Já os está a provocar”, referiu.

Francisco Lampreia acrescentou ainda que “o Estado já não está a garantir qualquer processo de integração, mas sim de acolhimento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.