O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump enfrenta um novo desafio legal, desta vez com acusações de reter ilegalmente documentos confidenciais do governo que liderou.
Segundo a “Reuters” indiciar um ex-presidente dos EUA por acusações federais não tem precedentes na história americana, um caso que se torna ainda mais extraordinário por Trump também ser o favorito do partido a representar os republicanos nas eleições presidenciais do ano que vem.
Trump enfrenta sete acusações criminais relacionadas com os documentos confidenciais do governo que levou consigo quando deixou a Casa Branca em janeiro de 2021. Na altura, os investigadores apreenderam cerca de 13 mil documentos da propriedade de Trump em Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida.
O advogado de Trump, Jim Trusty, explicou que as acusações incluem conspiração, declarações falsas, obstrução da justiça e retenção ilegal de documentos classificados sob a Lei de Espionagem.
“Eu sou um homem inocente”, escreveu Trump na plataforma Truth Social na quinta-feira, depois de ter sido conhecido que tinha sido indiciado no caso.
É o segundo caso criminal de Trump, atualmente o principal candidato a representar os republicanos para a eleição presidencial de 2024. De acordo com uma sondagem da “Reuters”, os problemas legais de Trump não prejudicaram a popularidade entre os eleitores republicanos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com