O GroupM prevê um crescimento dos investimentos publicitários em Portugal na ordem de 6,7%, já este ano. A variação deverá desacelerar para 5,1% em 2024. Em termos globais, 2023 deverá ver o investimento para os mesmos fins crescer 5,9%, para cerca de 874,5 mil milhões de dólares (810,7 mil milhões de euros), acelerando para 6% em 2024.
Em comunicado de imprensa, divulgam-se as estimativas para o presente ano e o seguinte, revelando também os crescimentos previstos para 2023 nos dez maiores mercados, ao nível do volume financeiro, à escala global. É o caso dos Estados Unidos (5,1%), China (7,9%), Japão (4,8%), Reino Unido (4,8%), Alemanha (6%), França (4,2%), Canadá (5%), Brasil (6,6%), Índia (12%) e Austrália (0,2%).
O GroupM sublinha ainda o crescimento previsto para o próximo ano, em França, na casa de 9,7%, no âmbito da realização dos Jogos Olímpicos, em Paris.
Em simultâneo, as receitas com publicidade digital em todo o mundo cresceram 8,4% e representam 68,8% do total do investimento em publicidade (até 2028, poderá chegar a 74,4%). Neste sentido, destacam-se o Google, Facebook, TikTok, Amazon e Alibaba, de acordo com a informação presente no mesmo documento.
Revela-se ainda que a inteligência artificial (IA) deverá influenciar, pela positiva, os valores investidos em publicidade, com a produção de mais conteúdos. Já este ano, aquelas tecnologias deverão ter algum peso em metade das receitas com publicidade, se não até mais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com