A Generali, que em Portugal detém a Tranquilidade, foi a vencedora da corrida à Liberty Seguros que inclui a operação da seguradora norte-americana em Espanha, Portugal e Irlanda. O preço da aquisição foi de 2,3 mil milhões de euros.
A companhia de seguros italiana ganhou às seguradoras Allianz e Catalana Occidente.
Notícias recentes davam conta que os valores indicados pelos concorrentes se aproximaram dos 2 mil milhões de euros pelos 100% do capital, o dobro do valor de base indicado para a transação. O valor superou a expectativa.
“O negócio, avaliado em 2,3 mil milhões de euros, reforça a posição de mercado da Tranquilidade e o Grupo Generali em Portugal e Espanha, e garante entrada no mercado Não-Vida na Irlanda”, lê-se no comunicado.
Pedro Carvalho, CEO da Tranquilidade/Generali Portugal, afirma em comunicado que “a Liberty Seguros é uma companhia com um percurso, uma rede de distribuição e um capital humano invejáveis, em Portugal. Esta operação constitui uma aposta reforçada do Grupo no crescimento da Tranquilidade em Portugal e da Generali em Espanha, e posiciona-nos como o operador internacional líder na Península Ibérica”.
“Com esta oportunidade única, o Grupo Generali amplia as suas operações na Europa, juntando uma seguradora rentável com negócios em vários países”, avança a empresa.
O Grupo Generali revelou em comunicado que assinou um acordo com a Liberty Mutual para a aquisição da Liberty Seguros, uma seguradora que opera nos mercados de Portugal, Espanha e Irlanda. “Esta transação está totalmente alinhada com a estratégia ‘Lifetime Partner 24: Driving Growth’ do Grupo Generali e permite ao Grupo reforçar os resultados, o negócio Não-Vida e a posição de liderança na Europa.”
A plataforma multicanal digital do Grupo Generali para vendas diretas Não-Vida e Vida vai ganhar uma nova dimensão com a experiência da Liberty Seguros no negócio direto.
Com esta operação, o Grupo Generali consolida a posição de liderança em Portugal como nº2 e alcança a posição nº4 em Espanha no mercado Não-Vida. O Grupo Generali entra agora também no mercado da Irlanda, com uma quota de mercado do top 10.
“Esta é uma relevante oportunidade de continuar a expandir a presença do Grupo na Europa, num mercado altamente concentrado e rentável, com uma dinâmica muito atrativa”, dizem os italianos que estão numa rota de crescimento por aquisições nos últimos anos.
Todos os três países têm uma reduzida penetração de seguros comparativamente com mercados europeus similares, oferecendo assim importantes oportunidades de crescimento, considera a Generali.
“Desta operação espera-se igualmente a geração de importantes sinergias, nomeadamente através da aquisição de capacidades de distribuição digital, relevantes para a iniciativa estratégica do Grupo focada na distribuição digital multipaíses, bem como a otimização de custos de TI, a venda cruzada de produtos Generali”, revela a companhia.
“O valor total da transação é de 2,3 mil milhões, podendo estar sujeito a ajustamentos”, revela a companhia que acrescenta que o impacto estimado no Rácio de Solvência Regulatório do Grupo Generali é negativo em aproximadamente -9.7 p.p.
A Liberty Seguros detém uma sólida posição de capital, com um Rácio de Solvência excedente de 330%, a 31 de dezembro de 2022.
“O Grupo Generali está a adquirir uma sólida carteira de negócios em três mercados europeus em crescimento e muito atrativos, que vão gerar valor muito importante a longo prazo para todos os stakeholders. Com esta transação, o Grupo Generali posiciona-se cada vez mais como o Parceiro para Vida dos clientes na Europa”, diz na nota Philippe Donnet, CEO do Grupo Generali.
“Com mais esta importante etapa constribuimos para que o nosso grupo seja gerador de crecsimento e rentabilidade nos próximos anos”, refere uma mensagem conjunta de Jaime Abchústegui, Santiago Villa e Pedro Carvalho (CEO Internacional, CEO Espanha e CEO em Portugal).
O Citigroup e o Crédit Suisse foram os consultores financeiros e Clifford Chance, Morais Leitão e Matheson foram os consultores jurídicos da transação.
Recorde-se que a Fidelidade foi convidada pelo Bank of America, assessor financeiro nomeado pela Liberty Mutual como responsável pela venda, mas não chegou a entregar proposta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com