[weglot_switcher]

Novo aeroporto. “Vamos viver com a Portela por mais doze anos”, garante João Galamba

Ministro remete decisão para o primeiro semestre de 2024 mas garante que a capital ainda vai ter a Portela como referência durante muitos anos: “Vamos viver com a Portela durante muitos anos”.
20 Junho 2023, 10h57

João Galamba garantiu esta terça-feira no âmbito da “CNN Summit” que Lisboa vai ter a Portela como aeroporto durante pelo menos doze anos e coloca a possibilidade de que este período se possa estender em função das decisões que forem tomadas.

Questionado sobre o processo de escolha do novo aeroporto de Lisboa, o ministro das Infraestruturas reconhece que a capital ainda vai ter a Portela como referência durante muitos anos: “Vamos viver com a Portela durante muitos anos. Não sei se dez ou doze anos. Até poderão ser mais dependendo das decisões que serão tomadas”.

E para quando se pode esperar uma decisão referente à nova solução? Na “CNN Summit”, o governante traça uma data que considera aceitável para que haja uma decisão: “Contamos ter a decisão tomada dentro do tempo previsto e portanto, contamos ter a decisão tomada no primeiro semestre de 2024, o mais cedo possível dentro desse período”.

No entender do ministro, e sobre o tema referente à decisão sobre o novo aeroporto, “o que importa é que haja uma solução devidamente estudada e reconhecida pelos principais partidos e recolha amplo consenso”. Relativamente ao trabalho da Comissão Técnica Independente, formada para estudar as várias propostas, João Galamba garante que foram dadas todas as condições para que faça o seu trabalho.

Sete localizações e nove opções estratégicas foram as escolhas anunciadas no final de abril pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a possível localização do novo aeroporto de Lisboa. No entanto, a última palavra caberá sempre ao Governo. Das 17 opções que estavam em estudo, vão ser alvo de estudos mais aprofundados as cinco propostas pela resolução do Conselho de Ministros mais quatro opções que foram adicionadas pela CTI.

Mantêm-se assim as cinco propostas avançadas pelo Governo: Aeroporto Humberto Delgado + Montijo; Montijo + Aeroporto Humberto Delgado; Campo de Tiro de Alcochete; Aeroporto Humberto Delgado + Santarém e Santarém. Além destas propostas, foram adicionadas: Aeroporto Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete; Pegões; Aeroporto Humberto Delgado + Pegões e Rio Frio + Poceirão.

Estas nove opções que vão agora merecer um estudo mais detalhado por parte desta Comissão (a partir daquela que é designada como a fase três e que se inicia a partir do próximo mês), sendo que, de acordo com este grupo de trabalho, todas estas opções vão ser estudadas como definitivas e algumas podem ser estudadas como alternativas de transição.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.