A economia espanhola acelerou mais do que o esperado pelos analistas no primeiro trimestre do ano, de acordo com os dados definitivos do Produto Interno Bruto (PIB) publicados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Assim, o PIB espanhol avançou 0,6% entre janeiro e março deste ano, melhorando uma décima o cenário que tinha sido adiantado no final de abril e recuperando os valores pré-pandemia. Ao nível da taxa interanual, a economia evoluiu 4,2% em comparação com os 3,8% que era previsto pelos especialistas.
A procura interna contribuiu com 1,4 pontos ao crescimento do PIB interanual no primeiro trimestre, três décimas acima do que foi registado pelo mesmo indicador do trimestre anterior. Por outro lado, a procura externa teve um contributo de 2,8 pontos, mais nove décimas.
Na comparação trimestral, o investimento aumentou 1,8% entre janeiro e março após dois trimestres em valores negativos, enquanto as exportações e importações avançaram 5,7% e 2,6% respetivamente, deixando para trás recuos de 1% e 4,4% que tiveram lugar no último trimestre de 2022.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com