[weglot_switcher]

Rublo atinge níveis mínimos dos últimos 15 meses

É esperado que o rublo, que se aguentou durante os vários meses de guerra na Ucrânia, continue a desvalorizar. Esta manhã, o rublo caiu 0,7%, para 94,94 em relação ao euro
Kacper Pempel/Reuters
29 Junho 2023, 13h54

O rublo russo enfraqueceu para mais de 87 em relação ao dólar, para um valor mínimo de 15 meses nesta quinta-feira, pressionado pelas preocupações com o risco político após o conflito no fim de semana na Rússia.

Esta manhã, o rublo apresentava uma queda de 0,7% em relação ao dólar, para 87,47, tendo atingido o seu ponto mais fraco desde 29 de março de 2022. A divisa russa também desvalorizou 0,7% para 94,94 em relação ao euro, e caiu 0,8% em relação ao yuan para 11,98.

O rublo tem estado protegido ao longo dos 16 meses desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, mas a marcha de Yevgeny Prigozhin sobre Moscovo repercutiu nos mercados e deixou dúvidas sobre o controlo do presidente Vladimir Putin.

Na quarta-feira, o rublo perdeu um fator-chave de apoio, pois um período fiscal de final de mês, que normalmente vê os exportadores a converter receitas em moeda estrangeira para atender aos passivos locais, foi aprovado.

“Como esperávamos, o rublo caiu no final do período fiscal, de forma bastante acentuada, em torno de 1,5%”, disse o especialista Alor Broker à “Reuters”. “Esperamos que o enfraquecimento da moeda nacional continue, caindo para cerca de 89-90 em relação ao dólar”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.