Portugal estará muito bem posicionado para receber a nova fábrica da Tesla na Europa que inicialmente estava programa para Valência. A informação foi avançada esta semana pelo jornal espanhol “El Debate”.
Na sequência desta notícia avançada em Espanha, o jornal “Expresso” tentou obter uma reação por parte do Ministério da Economia. A tutela, liderada por António Costa Silva, não confirmou nem desmentiu a notícia mas avançou que “o Governo português está a trabalhar em vários projetos decisivos para o desenvolvimento do país”.
Regressando à informação que circula em Espanha: a localização da fábrica, inicialmente apontada para Valência, terá sido descartada e aparentemente, Portugal é forte alternativa. O investimento ronda os cinco mil milhões de euros e pode gerar entre 12 mil e 15 mil empregos.
Há duas semanas, o Governo de Valência avançou que a região estaria já em negociações avançadas para receber a fábrica da Tesla. No entanto, o conhecimento público destas negociações, e a consequente cláusula de confidencialidade por parte dos espanhóis, fez com que a Tesla tenha optado por descartar a opção Espanha.
Recentemente, o fundador da Tesla esteve em visita ao continente europeu e apesar de Valência estar na corrida para receber esta unidade, Musk ignorou Espanha (e o primeiro-ministro Pedro Sánchez) e esteve em Itália com Giorgia Meloni. Esse foi um sinal de qual seria a decisão da Tesla relativamente à possibilidade de Valência receber a fábrica.
A concretizar-se, a fábrica da Tesla em Valência (ou quem sabe em Portugal) será a sétima unidade produtiva a nível mundial já que o fabricante norte-americano tem um total de seis fábricas: Califórnia, Nevada, Nova Iorque, Texas, Xangai e Berlim.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com