[weglot_switcher]

Espanha com novo recorde de emprego em junho mas criação de novos postos de trabalho desilude

Se por um lado, os números recorde de pessoas empregadas são otimistas, por outro os números em torno da criação de emprego divulgados esta terça-feira são os mais baixos desde 2015, contrastando com a média de novos empregos criados em junho nos últimos dez anos (88.770).
5 – Espanha
4 Julho 2023, 08h45

Espanha atingiu um novo recorde de emprego, com 20,86 milhões de pessoas empregadas em junho, de acordo com um boletim divulgado esta terça-feira pelo Ministério da Segurança Social.

Se, por um lado, os números recorde de pessoas empregadas são otimistas, os números em torno da criação de emprego divulgados hoje são os mais baixos desde 2015, contrastando com a média de novos empregos criados em junho nos últimos 10 anos (88.770).

A tutela dá conta da criação de 54 mil novos postos de trabalho entre maio e junho deste ano, metade do número registado no mesmo período de 2022.

Segundo o Ministério do Trabalho, o desemprego diminuiu em cerca de 50.268 pessoas, um pouco mais do que o registado em junho do ano passado, algo que reduz o nível de desemprego para o valor mais baixo desde setembro de 2008 (2,69 milhões).

O “El País” ressalva que, por norma, a queda do desemprego neste mês é mais elevada, com uma média de cerca de 92 mil pessoas nos últimos 10 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.