A startup luso-americana Trebellar, cuja missão é acelerar a redução de emissões de carbono através de um software para gerar eficiência nos edifícios, fechou uma ronda de investimento seed (inicial) no valor de 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,1 milhões de euros), na qual participou a sociedade de capital de risco portuguesa Bynd Venture Capital (Bynd VC).
O financiamento permitirá à empresa com sede em São Francisco e ADN português aumentar a base de clientes empresariais, acelerar o investimento em desenvolvimento de software, Inteligência Artificial generativa, machine learning e design de produto, bem como recrutar para a equipa de vendas e marketing, de acordo com a informação transmitida esta terça-feira pelos investidores.
Fundada no ano passado por Diego Ferreiro Val e David Garcia Quintas, a Trebellar unifica dados dos edifícios, recolhidos em diferentes sistemas e sensores, para gerar automaticamente análises sobre as principais tendências, desvios e previsões. Os utilizadores também podem programar e gerar alertas em tempo real, bem como emitir pedidos automáticos de resolução de problemas para as equipas de gestão das instalações, sintetizam os VC nacionais.
“A nossa tecnologia pode ajudar a preencher a lacuna entre os dados e a ação – desde economizar tempo e dinheiro com fluxos de trabalho automatizados de instalações até revelar novos insights sobre ocupação, qualidade do ar interno e metas climáticas corporativas”, resume Diego Ferreiro Val, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.
Francisco Ferreira Pinto, sócio da Bynd VC, acrescenta: “Já há vários anos que nos posicionamos no sector climate tech [tecnologia climática], pois acreditamos que as novas tecnologias também podem ter um papel central no âmbito da sustentabilidade, sendo que a gestão de infraestruturas é uma área com um enorme potencial de otimização no curto prazo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com