A descida de divisão do Marítimo, para a II Liga, deve ter um impacto económico mediano na promoção do destino Madeira, defende o professor da Universidade Autónoma, Paulo Ventura, ao Económico Madeira.
Este impacto mediano, explica Paulo Ventura, deve-se ao facto de a Madeira “deter atributos” que lhe permitem manter a sua atratividade turístico/desportiva em “níveis elevados”.
Entre os exemplos destacados pelo professor universitário estão: modalidades de animação turística-ambiental como passeios turísticos pedonais em veredas, levadas e outros percursos em contacto com a natureza; passeios turísticos em contacto com a natureza em veículos todo o terreno; btt, coasteering e geocaching; observação de aves; observação de fauna, flora e formações geológicas, montanhismo, alpinismo, espeleologia, escalada, orientação, pesca em cursos de água, rappel, trekking, canyoning, rafting, o “big game fishing”, surf, asa delta e parapente, andebol, entre outras modalidades.
A isto acresce os prémios que a Região Autónoma da Madeira tem tido, no turismo, onde se inclui vários troféus do World Travel Awards, como melhor destino turístico.
Paulo Ventura considera que a oferta do destino Madeira, no sector do turismo desportivo “desenvolve-se por via da conjunção de políticas, planos e ações focadas na promoção dos vários produtos e serviços disponíveis no mercado, oferecidas por distintas estruturas subdivididas entre sectores”.
No entender de Paulo Ventura a Ilha da Madeira “detém atributos vários que lhe permite manter a sua promoção e atratividade como destino turístico e desportivo de excelência”.
O docente sublinha que a economia da Madeira “assenta no sector terciário, sendo que a administração pública e o sector do turismo detêm o maior peso na economia local”.
Paulo Ventura sublinha que a região “é amplamente reconhecida pela sua beleza natural, amabilidade dos residentes, ampla oferta turística e eventos tradicionais”, onde inclui por exemplo o Carnaval, a Festa da Flor, a Festa do Vinho e as Celebrações de Natal e Passagem de Ano, e eventos de turismo desportivo como o MIUT, Rally Vinho Madeira, e atletas madeirenses como Cristiano Ronaldo, Marcos Freitas e João Rodrigues que “associados promovem indiretamente” o destino Madeira.
O professor universitário acrescenta que a Madeira conta com um tipo de turista fidelizado ao destino, que “visita em diferentes alturas do ano a região, contando com um vasto número de visitantes repetentes”, o que para Paulo Ventura é um “fator vital e preocupação central” de organizadores de eventos turísticos e desportivos que “procuram altos níveis participativos de espetadores repetentes, pois estes tornam-se responsáveis por gerar uma fonte de receita estável”.
Para além disso, Paulo Ventura considera que a Madeira dispõe de “excelentes oportunidades” para atividades de turismo desportivo, quer para caminhantes, assim como turistas com interesse em atividades como a pesca em alto mar, vela, desporto radicais, surf entre outros.
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