[weglot_switcher]

Vinhos Rovisco Garcia apostam na sustentabilidade

Os vinhos do produtor de Avis surgem agora com uma imagem renovada que visa “representar melhor os valores da marca”, a sua “ligação à terra” e a “preocupação com a sustentabilidade”.
Família Almeida Garret
22 Julho 2023, 11h19

São do século XVII os primeiros registos que ligam a família Carvalho Rovisco Garcia às terras do concelho de Avis. É de então e daí que vem o nome da marca RG Rovisco Garcia.

No fim do século passado, em 1998, Francisco e António José de Almeida Garrett recebem de sua mãe, Maria Antónia de Carvalho Rovisco Garcia, o testemunho transmitido ao longo de gerações. Com ele veio o encargo de gerir as terras e tudo
o que delas nasce.

Os vinhos do produtor de Avis surgem agora com uma imagem renovada que visa “representar melhor os nossos valores, a ligação à terra e a nossa preocupação com a sustentabilidade”, segundo Sofia Almeida Garret, responsável pelo marketing.

Nas Herdades da Rovisco Garcia o respeito pelo legado da terra dá à gestão uma perspetiva de desenvolvimento sustentável e impõe, como objetivo permanente e como compromisso com o futuro, o equilíbrio da rentabilidade económica e da preservação dos recursos naturais.

Não só a vinha é explorada de forma sustentável, ao abrigo do programa de Produção Integrada – PRODI, como a RG Rovisco Garcia é membro do programa de sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

A par das suas vertentes económica e social, os montados de sobro têm ainda uma função ambiental, como barreira à desertificação, conservação dos solos,
regularização do ciclo hidrológico e da qualidade da água, fixando carbono e libertando oxigénio. São ainda habitat de inúmeras espécies. A cortiça, extraída das árvores sem as comprometer, é uma matéria-prima 100% natural, 100% reutilizável e 100% reciclável.

As Herdades do Conqueiro e Monte Novo fazem parte do grupo CERTIBEI, certificado segundo os referenciais FSC® (Forest Stewarship Council®) (FSC-C105877) e PEFC (Programme for the Endorsment of Forest Certification) em gestão florestal sustentável. Assim sendo, as pinhas da floresta de pinhal manso, bem como a cortiça proveniente do montado de sobro das herdades, têm a certificação de florestas geridas de forma responsável.

Nas embalagens e materiais de comunicação, a opção recai sobre produtos certificados, provenientes de florestas geridas de forma sustentável (como
as da Rovisco Garcia); nomeadamente as rolhas de cortiça natural (à vista), os rótulos, as caixas de cartão ou madeira, bem como as brochuras ou folhetos. Para contribuir para a redução da emissão de CO2, as garrafas são mais leves na gama Colheita (aprox. 395g).

Sugestões para este verão 

A Aragonez e a Syrah são as principais castas de uva tinta eleitas pelos enólogos da casa. Para as complementar e permitir a criação de vinhos mais complexos, introduziram-se também as castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Cabernet Sauvignon.

No capítulo das uvas brancas, a escolha recai em duas castas portuguesas, Arinto e Antão Vaz.

O resultado são vinhos capazes de espelhar o carácter e a tipicidade do Alentejo,  frescos, modernos e elegantes.

Para este verão, a Rovisco Garcia sugere um vinho branco 2022, com um teor alcoólico de 12%, de cor citrina e aroma fresco e intenso, onde se destacam os frutos cítricos e maduros. Tem um ligeiro toque mineral e notas tostadas.
Apresenta-se elegante e untuoso na boca, com uma acidez equilibrada
denotando a presença de fruta. Final muito intenso e persistente.

Sugere ainda um Rosé 2022, com teor alcoólico de 12,5%, límpido, de bonita cor salmão, com delicados aromas florais e de frutos vermelhos. Na boca, apresenta-se seco, com boa acidez e frescura. Final longo e vibrante.

@Lionel Balteiro – LaMousse Visual Productions
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.