Cristina Fonseca, 35 anos, é co-fundadora e acionista da Talkdesk e ainda investidora na Indico Capital Partners. Tinha apenas 24 anos quando fundou, em parceria com Tiago Paiva, colega no Instituto Superior Técnico, a Talkdesk, hoje um unicórnio avaliado em mais de 10 mil milhões de dólares (cerca de nove mil milhões de euros). Especialista na área de tecnologia, é vista como um dos maiores exemplos de empreendedorismo em Portugal.
Natural de Ourém, deixou a empresa que fundou em 2016, mas manteve-se como acionista, ainda que não seja pública a sua participação na tecnológica que fornece serviços de call center na cloud. Dedicou-se a outros projetos, como a entrada na Indico Capital Partners, empresa de capital de risco, onde diz ter o papel de «olheiro» no mundo das startups. Fundou ainda a Cleverly, empresa que foi depois adquirida pela Zendesk, na qual é vice-presidente para a área de Produto. Licenciada em Engenharia de Telecomunicações, participou no Global Solutions Program na Singularity University, e especializou-se em Inteligência Artificial. É ainda administradora não executiva da Galp. Foi apontada como um dos talentos 30 Under 30, pela revista Forbes internacional.
A revista Forbes Portugal (da Media9Par, grupo detentor do JE) publicou o seu ranking na edição de junho/julho que está agora em banca. Ao longo do mês de agosto, o Jornal Económico vai publicar a lista das 21 mulheres que integram os lugares cimeiros nesta lista.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com