[weglot_switcher]

Oferta de veículos usados aumentou 17% em julho, mas procura desceu 2%

A dinâmica de mercado permaneceu negativa durante o mês de julho, face ao mesmo mês do ano passado, com uma maior oferta do que procura, segundo dados do Standvirtual.
22 Agosto 2023, 14h00

No mês de julho verificou-se um crescimento de 17% na oferta total de veículos usados, no entanto apresenta-se um decréscimo geral de 2% na procura, em comparação com o período homólogo de 2022, segundo dados da Standvirtual. A dinâmica de mercado permaneceu negativa durante o mês de julho, face ao mesmo mês do ano passado, com uma maior oferta do que procura.

Preço médio de veículos usados desce no primeiro semestre de 2023

Registou-se um crescimento de 92% da oferta de veículos elétricos premium e de 75% dos veículos elétricos no mês de julho, em comparação com o ano anterior. No que diz respeito à procura, o maior crescimento deu-se nos veículos elétricos premium, com um aumento de 32%. Nas restantes tipologias de combustíveis, os veículos a gasolina e elétricos tiveram um crescimento entre 1% e 6%, já os veículos a diesel apresentaram um decréscimo de 4%.

A oferta de veículos a gasolina cresceu 21% e a de carros a diesel aumentou 4%, face ao período homólogo de 2022. Os carros elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representam cerca de 12% da procura e 13% da oferta durante o mês de julho.

Os veículos acima dos 30 mil euros continuam a ser os que revelam maior aumento na procura em julho, com um crescimento de 9%, face ao período homólogo do ano passado. Também a oferta destes veículos aumentou 36%. Nos veículos entre os 15 mil e os 30 mil euros, a procura cresceu 5$ e a oferta 22%.

A procura por veículos com intervalo de idade até um ano diminuiu 17% , e de 10 a 15 anos caiu 8%, face a julho do ano passado. A oferta revela que existiu um crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos de todos os intervalos de idades, exceto nos carros entre 10 a 15 anos.

Os veículos mais procurados são utilitários, com um crescimento de 29%, seguido dos SUV, onde aumentou 15% e nos Sedan, que sobe 1%. Em contraciclo, nos pequenos citadinos a procura cai 57% e nos Cabrio diminui 18%.

Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, afirma que “no mês de julho, continuamos a verificar a tendência de recuperação no que diz respeito à oferta, com um aumento muito relevante da oferta de elétricos. Devido à situação financeira que se sente em todo o país, a procura por carros ainda está baixa, embora se verifique um interesse por compra de categorias e tipologias muito específicas, como os carros premium e de luxo, que são os que neste momento apresentam mais procura no mercado”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.