[weglot_switcher]

Grupo SATA termina primeiro semestre com uma receita de 148 milhões de euros

Entre janeiro e junho, o grupo SATA transportou cerca de um milhão de passageiros, o que corresponde a um crescimento de 36% face ao período homólogo.
31 Agosto 2023, 15h31

O grupo SATA, composto por duas transportadoras aéreas e uma entidade gestora dos aeródromos do arquipélago dos Açores, registou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de 3,6 milhões de euros, face ao EBITDA negativo apresentado no período homólogo de 10,5 milhões de euros, segundo revela a empresa.

Grupo SATA responsável por 65% do movimento de passageiros no Aeroporto de Ponta Delgada

Durante o primeiro semestre do ano o grupo obteve um crescimento consistente nas suas receitas, atingindo os 148 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca 40 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2022.

Entre janeiro e junho, o grupo SATA transportou cerca de um milhão de passageiros, o que corresponde a um crescimento de 36% face ao período homólogo.

A Azores Airlines, pertencente ao grupo SATA, obteve um EBITDA de 3,6 milhões de euros, um valor que excedeu as expectativas da empresa, face aos 13,1 milhões de euros negativos no mesmo período no ano passado. No entanto registou um prejuízo de 20,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano, e uma receita de 111 milhões de euros, mais 40,6% do que o valor registado no período homólogo.

Durante o primeiro semestre a SATA Azores Airlines transportou um total de 604 mil passageiros, o que corresponde a uma subida de 48% face ao primeiro semestre do ano passado. Já durante o segundo trimestre do ano, a companhia aérea açoriana transportou 383 mil passageiros.

No segundo trimestre do ano, a companhia aérea atingiu os 75 milhões de euros em receitas, mais 28% face ao período homólogo e apresentou um EBITDA de 11,6 milhões de euros, o que representa uma subida face ao resultado negativo de 6,2 milhões de euros registado no segundo trimestre de 2022. O grupo apresentou um lucro de 2,2 milhões de euros no segundo trimestre.

Já a SATA Air Açores registou uma receita de 25,7 milhões de euros no segundo trimestre e de 45,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Teve um EBITDA de 1,2 milhões de euros no segundo trimestre, que compara com 2,8 milhões de euros no segundo trimestre de 2022. No entanto, no primeiro semestre do ano o EBITDA da Air Açores foi negativo em 55 mil euros, impactado negativamente pelo resultado do primeiro trimestre.

A Air Açores terminou o primeiro semestre com um prejuízo de 11,4 milhões de euros, e o segundo trimestre com um prejuízo de 4,3 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.