A fabricante automóvel BMW vai investir 600 milhões de libras (700 milhões de euros) em fábricas no Reino Unido para tornar o Mini totalmente elétrico até 2030. Este significativo investimento serve também para impulsionar a indústria automóvel britânica, que tem revelado alguma incerteza desde o avanço do Brexit.
De acordo com a “Reuters”, a BMW vai avançar com dois modelos da Mini na fábrica de Oxford, que serão o Mini Cooper de três portas e o crossover compacto Mini Aceman.
A partir de 2030, a fábrica britânica irá produzir apenas veículos elétricos.
Para já, a empresa alemã diz que estes dois modelos vão começar a ser feitos na China e que as exportações serão iniciadas no próximo ano.
“O investimento da BMW é outro brilhante exemplo de como o Reino Unido é o melhor lugar para construir carros do futuro”, apontou o primeiro-ministro, Rishi Sunak, em comunicado, aplaudindo a escolha da alemã.
O governo britânico apontou que o investimento na indústria automóvel já superou os seis mil milhões de libras nos últimos anos. O ministro dos negócios, Kemi Badenoch, prepara-se para visitar a fábrica que irá avançar para a produção dos dois Mini ainda esta semana.
Não detalhando o valor, a BMW adiantou que o governo de Sunak apoiou o investimento feito pela fabricante alemã. Este investimento estende-se à fábrica em Swindon, que fabrica partes para a marca Mini, auxiliando produção dos dois modelos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com