[weglot_switcher]

EDP Renováveis inaugura a sua maior central solar europeia

A central solar fotovoltaica fica localizada na Polónia.
default
21 Setembro 2023, 15h30

A EDP Renováveis inaugurou a sua maior central solar fotovoltaica na Europa. Localizada na Polónia, conta com uma potência de 200 MWp, com capacidade para abastecer mais de 100 mil lares.

EDP Renováveis assegura contrato eólico no Reino Unido

A central de Przykona fica localizada no centro do país, com capacidade para produzir 220 GWh de eletricidade, evitando a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO2. Com esta central, a potência da EDPR na Europa atinge os 5,5 gigawatts.

A central é a segunda maior da Polónia, com a maior a ser a central dos alemães da Goldbeck Solar, com 204 MW atualmente, e que vai ser alargada para um total de 290 MW, em Zwartowo no norte do país.

 “Colocar em operação Przykona é um novo passo em matéria de energias renováveis na Europa e faz da EDPR um dos principais operadores na produção de energia fotovoltaica em grande escala na Polónia. Com esta instalação, atingimos uma capacidade acumulada de energia solar de mais de 280 MWp no país. Estamos orgulhosos por continuar a implementar novas infraestruturas de energia limpa que promovem a diversificação do mix energético do país”, disse em comunicado Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para a Europa e América do Sul.

 A EDPR está no mercado polaco desde 2008, contando com mais de 900 MW de capacidade instalada. Recentemente, inaugurou também o primeiro parque híbrido da Polónia, combinando a central solar de Konary com 45 MWp e a central eólica de Polowo com 80 MWp.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.