[weglot_switcher]

Emancipação bem cozinhada

Aos 65 anos, a norte-americana Bonnie Garmus – que durante décadas trabalhou como copywriter – publicou o seu primeiro livro. Chegou às prateleiras em Abril de 2022 e foi um sucesso de vendas. Hoje, está traduzido em 40 línguas (português incluído) e foi adaptado para uma linguagem diferente, a do audiovisual.
8 Outubro 2023, 09h00

Aos 65 anos, a norte-americana Bonnie Garmus – que durante décadas trabalhou como copywriter – publicou o seu primeiro livro. Chegou às prateleiras em Abril de 2022 e foi um sucesso de vendas. Hoje, está traduzido em 40 línguas (português incluído) e foi adaptado para uma linguagem diferente, a do audiovisual. Falamos de Lições de Química, a nova série da Apple TV+, que acompanha a química Elizabeth Zott (Brie Larson) e o seu sinuoso caminho num mundo – profissional e social – dominado por homens. Ambientada nos anos 50 do século passado, início dos 60, a história segue Zott, cujo sonho de ser cientista é suspenso por uma sociedade patriarcal.

Com uma inteligência acima da média, Zott é contratada como técnica de laboratório pelo Instituto de Pesquisa Hastings, que dela apenas espera apoio aos verdadeiros cientistas (todos homens, pois claro). Aí, diz a personagem a certa altura, serve “café excelente a químicos medíocres”, enquanto, às escondidas, tenta desenvolver uma investigação relacionada com arqueobactérias. Pelo meio, é acusada de ser snob e obrigada a participar num concurso de beleza da empresa. Resumindo e baralhando, é despedida e acaba por aceitar o desafio de apresentar um programa de culinária na televisão, chamado Supper at Six, no qual não só alia a química à culinária, como começa a ensinar muito mais do que receitas a uma nação de donas de casa colocadas em segundo plano. Uma série em oito episódios, com estreia marcada para 13 de Outubro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.