[weglot_switcher]

Efacec com novo contrato em França para modernização da rede eléctrica

O novo contrato ultrapassa as dezenas de milhões de euros, será executado no âmbito de um contrato programa plurianual, com duração prevista até 2028, e surge na sequência de uma estreita relação comercial de mais de 10 anos com a RTE, revela a empresa.
10 Outubro 2023, 19h05

A Efacec assinou um novo contrato no sector dos Transformadores de Potência, com a RTE, Operador do Sistema de Transmissão de França, para a modernização e desenvolvimento da rede elétrica.

O novo contrato ultrapassa as dezenas de milhões de euros, será executado no âmbito de um contrato programa plurianual, com duração prevista até 2028, e surge na sequência de uma estreita relação comercial de mais de 10 anos com a RTE, revela a empresa.

“O contrato inclui o fabrico, fornecimento e instalação de várias dezenas de transformadores de potência, EcoDesign Tier 2, de 100MVA 155kV a 170MVA 235kV, que se destacam por integrarem soluções complexas do ponto de vista técnico, cumprindo os requisitos de sustentabilidade mais exigentes do mercado, nomeadamente através da utilização de óleos biodegradáveis (mais de 40% de cada equipamento)”, refere a Efacec. Estes transformadores serão fornecidos para a transmissão da rede elétrica francesa.

“A Efacec consolida a sua posição neste mercado estratégico europeu totalizando mais de oito mil MVA de transformadores em operação em utilities francesas (DSO & TSO), com vários projetos desenvolvidos para o fornecimento de quase 100 transformadores de potência”, acrescenta o comunicad0.

“A RTE voltou a confiar na Efacec para a modernização da rede elétrica francesa, o que vemos como um reforço positivo da nossa posição como parceiro tecnológico de referência da RTE, fortalecendo uma parceria de longa data baseada no investimento contínuo da Efacec em inovação, tecnologia e satisfação do cliente. Com este contrato reforçamos também a nossa posição em França, onde a Efacec conta com mais de 100 milhões de euros em contratos celebrados nos últimos dois anos com as várias utilities que operam no mercado francês”, segundo Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec.

O operador da rede de transporte em França, gere os fluxos de eletricidade e o equilíbrio entre a produção e o consumo em tempo real.

A RTE mantém e desenvolve a rede de alta e muito alta tensão (de 63 mil a 400 mil volts), que compreende cerca de 100.000 quilómetros de linhas aéreas, sete mil quilómetros de linhas subterrâneas, 2.900 subestações eléctricas em funcionamento ou em cooperação e 51 linhas transfronteiriças. A rede francesa, que é a mais longa da Europa, está interligada com 33 países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.