[weglot_switcher]

Amazon vai lançar cloud independente para a Europa

Solução visa “oferecer mais opções e flexibilidade para responder aos requisitos da residência e resiliência dos dados na União Europeia”, explicou a gigante tecnológica.
25 Outubro 2023, 12h53

A Amazon admitiu lançar um serviço independente da cloud para o mercado europeu. Este serviço, assegurou a empresa, destina-se a empresas introduzidas em indústrias altamente reguladas e também ao sector público.

Segundo a AWS, trata-se de um serviço de cloud totalmente separado do mercado norte-americano. A Amazon Web Services European Sovereign Cloud vai situar-se dentro da Europa, de forma a estar mais perto dos utilizadores do serviço.

Este serviço vai concentrar-se na Alemanha mas estará, segundo a Amazon, disponível para todos os clientes europeus.

Empresa nota que esta solução visa “oferecer mais opções e flexibilidade para responder aos requisitos da residência e resiliência dos dados na União Europeia”. Esta opção vai permitir que “aos clientes manter os metadados que criaram na UE”.

A AWS nota que apenas os clientes e funcionários da empresa residentes na UE terão o controlo das operações e apoio para este serviço. “Clientes têm a garantia que a AWS não vai aceder ou usar os seus dados para qualquer finalidade sem o seu acordo, bem como acesso a controlos de soberania superior”.

“A AWS Sovereign Cloud reforça o nosso compromisso em oferecer aos clientes o conjunto mais avançado de controlo de soberania, salvaguardas de privacidade e recursos de segurança disponíveis na cloud”, aponta Max Peterson, vice-presidente da Sovereign Cloud da empresa.

“Há mais de uma década que trabalhamos com governos e regulados em toda a Europa para perceber e atender às necessidades em evolução em cibersegurança, privacidade e localização de dados e soberania digital”.

“Estamos conscientes do poder inovador dos serviços modernos em cloud e queremos ajudar a disponibilizá-los com segurança para a Alemanha e a Europa”, apontou Claudia Plattner, presidente do Gabinete de Segurança e Informação alemão.

Atualmente, a infraestrutura na Europa inclui oito regiões: Frankfurt, Irlanda, Londres, Milão, Paris, Estocolmo, Espanha e Zurique.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.