[weglot_switcher]

Elvira Fortunato lança Impulso Mais Digital com 105 milhões de financiamento

A ministra da Ciência e Ensino Superior, acompanhada da ministra da Presidência, anuncia, esta sexta-feira, no Porto, o destino a dar aos 190 milhões de euros ganhos pelo sector com a reprogramação do PRR.
27 Outubro 2023, 07h31

Duas ministras – Elvira Fortunato, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – e Mariana Vieira da Silva, da Presidência, e Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, apresentam esta sexta-feira, 27 de outubro, o novo programa Impulso Mais Digital, que conta com uma dotação global de 105 milhões de euros.

O programa é lançado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e integra cinco envelopes financeiros destinados a igual número de subinvestimentos: 15 milhões de euros para reforma e modernização das Ciências Agrárias; 30 milhões para a reforma e modernização da Medicina e 20 milhões para a área das competências digitais.

Já a componente de inovação e modernização pedagógica no Ensino Superior é contemplada com 40 milhões de euros, divididos em partes iguais para 1) Criação de centros de excelência e inovação pedagógica; 2) Financiamento do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.

O Impulso Mais Digital é um dos ganhadores da recente reprogramação do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que trouxe mais 190 milhões de euros para a área da Ciência e do Ensino Superior. Além do novo Impulso, o envelope contempla ainda 15 milhões de euros que vão reforçar os programas de formação de jovens e adultos existentes, bem como 70 milhões destinados ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

O reforço do PNAES destina-se fundamentalmente a “apoiar as instituições de ensino superior a fazer face ao aumento dos custos de construção verificados no último ano” e garantir a concretização das empreitadas já aprovadas.

A reprogramação do PRR eleva o financiamento de 447 milhões de euros na construção e reabilitação de residências para 517,4 milhões. Nas contas, é de referir também a empreitada da residência universitária de Rio Maior, no montante de três milhões, que são integralmente saídos do Orçamento do Estado, o que situa o total do investimento público em residências aprovados em 520 milhões de euros.

No Porto, Elvira Fortunato anuncia também o reforço dos programas Impulsos Jovens STEAM e Adultos em 15 milhões de euros, que se juntam aos 252 milhões já em execução nesses programas de reforço de formação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática e de conversão e de atualização de competências de adultos ativos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.