[weglot_switcher]

Descida do IMI no Barreiro leva a redução de um milhão de euros nos cofres da autarquia

Município aprovou a descida de 0,38% para 0,35% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar no ano de 2023 e a cobrar em 2024, naquela que é a segunda redução desta taxa no concelho, após ter passado em 2018, de 0,39% para 0,38%.
2 Novembro 2023, 12h20

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) vai voltar a baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), passando dos atuais 0,38% para 0,35%, numa decisão que foi aprovada em reunião da autarquia. Tal facto irá provocar uma perda de um milhão de euros de receita nos cofres do município.

Esta decida do IMI a aplicar no ano de 2023 e a cobrar em 2024 representa uma descida de três pontos percentuais (p.p), e é a segunda redução desta taxa no concelho, após ter passado em 2018, de 0,39% para 0,38%.

Uma decisão que o município justifica com o investimento e respetivo crescimento que tem acontecido no concelho do Barreiro. “Há mais investimento gerador de riqueza no Barreiro, logo, os impostos a suportar por todos serão menores, daí a descida do IMI”, refere o presidente da CMB, Frederico Rosa.

Sobre a redução de um milhão de euros nas receitas da autarquia Frederico Rosa salienta que “nunca seria feita de forma populista”, sublinhando que, “é importante reduzir com sustentabilidade e de forma séria os impostos, não apenas porque sim. Jamais iria colocar em causa as finanças do município”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.