O herdeiro da Red Bull, Mark Mateschitz, recebeu um dividendo de 582 milhões de euros como o primeiro pagamento desde que herdou o império de bebidas energéticas. Assim, torna-se o milllenial mais rico da Europa, segundo do “Cinco Dias”.
O dividendo é o mais baixo em três anos, uma vez que o aumento dos custos de marketing e produção atingiu a rentabilidade da empresa no ano passado. Mark Mateschitz assumiu a empresa em 2022, após a morte de seu pai, Dietrich Mateschitz, fundador da empresa.
No ano passado, a empresa, com sede na cidade austríaca de Fuschl am See, distribuiu metade do lucro de 1,56 mil milhões de euros aos seus acionistas, de acordo com uma resolução de acionistas publicada no registo comercial do país.
Mark Mateschitz detém 49% através da sua holding, o que lhe permite beneficiar de uma distribuição de 383 milhões de euros. A família Yoovidhya, da Tailândia, detém os restantes 51%.
Os pagamentos de patrocínio da Red Bull ultrapassaram mil milhões de euros pela primeira vez no ano passado. A empresa vendeu mais de 11 mil milhões de bebidas e obteve um lucro líquido de 9,68 mil milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com