[weglot_switcher]

Importações com origem em França crescem 11,2%

A taxa de cobertura entre Portugal e França é muito favorável ao nosso país. Mas, ao longo deste ano, as importações têm crescido a dois dígitos – o que não acontece com as exportações.
3 Novembro 2023, 17h30

Os dados mais recentes da AICEP confirmam que Portugal aumentou as importações de bens com origem em França ao longo dos primeiros oito meses do presente ano. Até ao final de agosto, as importações atingiram os 4,7 mil milhões de euros, mais 11,2% que no mesmo período do ano anterior. A balança de transações é ainda favorável a Portugal – com uma taxa de cobertura da ordem dos 146,5% – mas o certo é que as exportações para França cresceram a um ritmo bem menor: os 6,9 mil milhões acumulados nos primeiros oito meses do ano representam um crescimento de apenas 7,7% relativamente ao período homólogo do ano passado.

Estes valores contrariam aquilo que se verificou no ano passado. No final de 2022, Portugal exportou para França bens no valor de 9,7 mil milhões de euros, mãos 7,5% que os 8,3 mil milhões do ano anterior. As importações em 2022 foram de 6,7 mil milhões, apenas mais 7,4% que os 5,6 mil milhões do ano anterior.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.