A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) celebra este ano 70 anos de existência. O aniversário está a ser assinalado desde 2 junho, data em que juntou o tradicional Dia da FEP ao início do Ciclo de Conferências FEP 70 anos.
Esta segunda-feira, 6 de novembro, assinala-se o 70º aniversário da primeira aula. José Holterman Roquette, de 87 anos, nome ilustre da FEP, galardoado com o Prémio Carreira FEP 2023, onde entrou em 1953, ano em que a Faculdade foi criada, de onde saiu licenciado em Economia, em 1958, regressa esta tarde à sala de aula para evocar memórias e olhar para o futuro.
O antigo acionista do Banco Totta & Açores, ex-presidente do Sporting Clube de Portugal e fundador da Herdade do Esporão, integrou a primeira turma da licenciatura em Economia. Hoje recordará a história inicial da FEP, passando pelo passado, presente e futuro do sector da economia e refletirá sobre a importância dos economistas e gestores na sociedade atual.
Participam na sessão desta tarde Álvaro Aguiar, professor da FEP, e Cláudia Ribeiro, vogal do conselho executivo. A abertura do evento está a cargo da subdiretora da FEP, Dalila Fontes.
“A celebração dos 70 anos da FEP é uma homenagem à trajetória percorrida com a inteligência e o compromisso de sucessivas gerações de estudantes, professores, investigadores e colaboradores técnicos. Juntos, foram fundamentais para a construção de uma Faculdade que contribuiu decisivamente para a transformação da região, consolidando a sua posição no cenário nacional e ganhando uma posição cada vez mais marcante no contexto internacional”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.
“As comemorações não serão, apenas, uma celebração do percurso realizado. Queremos interrogar criticamente o nosso presente e as nossas circunstâncias e queremos, sobretudo, projetar o futuro da Faculdade”, salienta Óscar Afonso.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com